Participei de um workshop de animação de personagens com Tiago Castro no final de 2024, e ao fim dele foi proposto um desafio aos participantes, de criar e animar um rig de um personagem em uma semana. Ao final do desafio, meu rig foi selecionado em primeiro lugar, e levei como prêmio o curso do organizador do workshop e tive o meu rig divulgado em seu instagram.
Uma das etapas mais importantes para se animar uma ilustração é o recorte dos elementos que serão animados, escolhi a Ilustração de um barbeiro no Envato pois vi que a pose era bem interessante e tinha um bom potencial para ser animada.
Como não era uma ilustração pensada para ser animada,precisei separar os elementos dela em várias camadas e retocar algumas partes da ilustração para que não quebrassem durante a animação do personagem.
A parte que mais gostei de trabalhar nesse desafio foi a cabeça do personagem, pois pude aplicar algumas técnicas baseadas no que aprendi no workshop e que não havia tido oportunidade de testá-las ainda.
Para criar o movimento da cabeça gerei um mapa de profundidade da ilustração, animei os parametros do displacement map e os controlei pelos controladores do Duik.
Expressões do rosto
Para criar as expressões do rosto, utilizei o liquify para fazer a distorção base, como é um efeito bem pesado de se trabalhar em tempo real, Pré-renderizei os frames e os animei com o time remap.
Rig das mãos
De longe a parte mais trabalhosa e demorada da animação, como o personagem é um barbeiro, foquei em movimentos sutis nos dedos para representar a habilidade do barbeiro na animação.
Cada dedo foi separado e rigado de forma independente, E com o auxilio do puppet pin do After Effects e bones adicionais do Duik nas juntas de cada dedo, foi alcançado o resultado de uma animação fluida e com o minimo de distorções indesejadas na malha do puppet pin.